Band Aid inteligente combate infecção a partir de antibióticos

Band Aid inteligente combate infecção a partir de antibióticos

Atualizado: Quarta-feira, 14 Julho de 2010 as 8:33

Cientistas britânicos criaram um band-aid que muda de cor, alertando médicos sobre o aparecimento ou não de infecções. Conhecido como band-aid artístico, o produto tem várias nano-cápsulas de antibióticos que são ativadas pela presença de bactérias e passam a tratá-las antes que elas se espalhem.

O produto significa um passo importante no tratamento de pessoas que sofreram queimaduras, principalmente crianças, cujas infecções podem levar à síndrome do choque tóxico (infecção causada por toxina bacteriana), que pode levar à morte. O curativo é indicado também no tratamento de úlceras ou de ferimentos de guerra.

O autor do projeto Toby Jenkins da Universidade de Bath afirma que se o produto já estivesse disponível, seria extremamente útil aos soldados que estão no Afeganistão, já que ferimentos de guerra ficam muito expostos à infecções.

- A pele é normalmente a casa de bilhões de bactérias 'amigáveis' de que necessita para permanecer saudável. E a limpeza delas só é desencadeada por bactérias causadoras de doenças que produzem toxinas capazes de romper as cápsulas abertas que contém os antibióticos e o corante, que no exame aparecem em um tom verde.

Jenkins explica que os antibióticos só são liberados quando necessário, reduzindo o risco das bactérias tornarem-se resistentes aos antibióticos.

- Estamos fazendo um protótipo no momento e espero começar os testes clínicos em cerca de três anos.

veja também