Beba sucos naturais e esqueça de adoçar

Conheça quais as frutas para consumir e evitar no verão

Atualizado: Segunda-feira, 21 Janeiro de 2013 as 4:10

 

Beber bastante líquido e alimentar-se bem, são as indicações para curtir o verão com saúde. Não só alimentos, mas, os sucos naturais são importantes para mantermos a pele e o corpo saudáveis.
 
Segundo a nutricionista, Dra. Alessandra Coelho, "nos dias quentes precisamos ingerir frutas que possuam um elevado teor de água e baixo valor calórico, desta maneira são boas aliadas no momento de matar a sede sem culpa". 
 
As frutas abaixo, listadas por ela, são as que devemos consumir no verão:
 
Melancia, melão, abacaxi, berries, laranja, mexerica, acerola, carambola, caju, kiwi, lichia, maracujá, morango, pêra e pêssego.
 
“Já as frutas mais calóricas a serem evitadas são: abacate, atemóia, banana, caqui, ciriguela, macaúba, manga, coco (polpa), jaca, pequi, tamarindo e açaí”, explica Alessandra Coelho.
 
Recomendações
 
- Evite adoçar os sucos naturais, pois a fruta possui seu açucar, que é a frutose. Do contrário, prefira adoçantes naturais (a base de stévia e sucralose. Evite o uso de mel, leite condensado ou leite em pó.
 
- Para consumir o suco natural de legumes, é preciso estar crua. “Hortelã, capim cidreira e erva doce são ótimas opções para deixar o suco refrescante e saboroso. A água de coco também pode ser utilizada para incrementar e deixá-lo ainda mais saudável”, recomenda Alessandra.
 
Para aproveitar as dicas, prepare um delicioso suco saudável:
 
Suco de beterraba com maçã
 
- ¼ beterraba crua e picada em cubos (pode utilizar também as folhas)
 
- ½ xícara (chá) de couve picada
- 1 maçã sem o miolo
- 100 mL de água gelada
 
Modo de preparo
 
Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva.
 
 
 
 
 
Com informações de: Bolsa de Mulher

veja também