Benefícios da quinoa

Benefícios da quinoa

Atualizado: Quarta-feira, 6 Abril de 2011 as 11:24

A   quinoa   é originária da região dos Andes, um alimento de alto valor nutricional rico em ferro, fósforo, cálcio, vitaminas B1, B2 e B3.

A quinoa pode ser encontrada em forma de grãos, farinha e flocos, além de derivados como barras energéticas. Os grãos, por exemplo, podem ser incorporados em saladas, bolinhos com legumes ou cozidos da mesma forma que oarroz , podendo substituí-lo. Flocos podem ser consumidos nas preparações do café da manhã, acompanhando frutas, leite e iogurtes. Já as farinhas podem fazer parte das   receitas de massas, pães, bolos e tortas.

Dentre os   benefícios , estão a prevenção de câncer de mama, osteoporose e problemas cardíacos, além da melhora da imunidade, da aprendizagem e da memória, controle do colesterol, entre outros. A quinoa é uma alternativa para os celíacos , que sofrem de intolerância a derivados do trigo, pois a quinoa não contém glúten.

A quinoa também uma ótima opção para quem tem prisão de ventre, também para quem faz dieta com o intuito de   emagrecer . É que o consumo da quinoa prolonga a sensação de saciedade.

  A quinoa é interessante para esportistas pelo alto teor de carboidratos e pelos aminoácidos essenciais que são importantes para o sistema imunológico e recomposição de fibras musculares rompidas durante os exercícios. O grão pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e alguns supermercados.    

veja também