Bengala permite que cegos encontrem pessoas conhecidas

Bengala permite que cegos encontrem pessoas conhecidas

Atualizado: Quarta-feira, 30 Novembro de 2011 as 1:34

Uma estudante de design da Universidade de Cingapura projetou uma bengala high-tech para deficientes visuais terem mais interação social. O equipamento funciona com GPS e tem uma interface tátil e de áudio que, ao localizar um amigo, diz qual a distância para se chegar até ele.

Esse sistema para encontrar amigos funciona porque a bengala tem um telefone embutido que faz conexão com um Bluetooh ligado no ouvido. Assim, quando um amigo usa um servidor que dá sua localização (como o Google Latitude, por exemplo), a bengala alerta o usuário cego com uma mensagem de áudio, dizendo quantos passos são necessários para chegar até o amigo. 

“Eu pensei em projetar um equipamento para se adequar mais às necessidades emocionais [dos deficientes visuais] do que apenas focar nas necessidades físicas", diz a estudante Selene Chew. 

Com esse projeto, a estudante ganhou o segundo lugar no James Dyson Awards, premiação voltada para produtos inovadores. Chew está agora à procura de um parceiro para viabilizar o produto em escala industrial.

veja também