Blecaute em Alagoas estraga mais de 9.000 vacinas

Blecaute em Alagoas estraga mais de 9.000 vacinas

Atualizado: Quarta-feira, 9 Junho de 2010 as 4:38

Mais de 9.000 doses de vacinas foram jogadas fora em Maceió, capital de Alagoas, esta semana. Os produtos ficaram danificados por causa de uma queda de energia que ocorreu no último final de semana.

Do total de vacinas descartadas, 1.450 eram doses contra a influenza A (H1N1), mais conhecida como gripe suína. Já 2.770 eram para a prevenção contra a paralisia infantil, cuja campanha de imunização começa no próximo sábado (12) em todo o país.

Alguns bairros ficaram mais de 12 horas sem luz. Essas oscilações na rede elétrica prejudicaram a refrigeração das vacinas em dez postos de saúde. As doses descartadas foram enviadas para análise do Ministério da Saúde.

Um dos possíveis motivos para o blecaute é a forte chuva que atingiu a capital alagoana nos últimos dias.

A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Cleide Moreira, informou que a vacinação contra a gripe A, que ficou interrompida na capital, será retomada nesta quarta-feira (9).

O foco da campanha no Estado são os adultos de 30 a 39 anos. Até o momento, 102 mil adultos desse grupo foram vacinados em Maceió, o que representa 68% de todo esse grupo, valor que está abaixo da meta de 80%.

A diretora garantiu que a campanha contra a poliomielite não será prejudicada por causa do descarte das vacinas, uma vez que os postos de saúde têm doses extras. A meta é vacinar mais de 380 mil crianças em Alagoas.

veja também