Boa alimentação e a prática de Ioga, podem reverter envelhecimento

Alimentar-se e praticar Ioga podem reverter envelhecimento

Atualizado: Segunda-feira, 7 Outubro de 2013 as 3:39

Muita gente já sonhou em ficar com a pele jovem por mais tempo. Apesar da ajuda de cosméticos e tratamentos de beleza para manter a pele saudável e jovem, o sonho não virar realidade. De acordo com um novo estudo, publicado no The Lancet Oncology, a ioga e a alimentação teriam papel-chave para realizar essa tarefa.

iogaSegundo especialistas, manter-se em forma, ter uma dieta baseada em vegetais e reduzir o estresse poderia aumentar o tempo de vida das células. Eles estudaram o efeito da saúde nas cadeias de DNA chamadas de telômeros, pequenas “capsulas” no final dos cromossomos que os protegem do envelhecimento.  Os telômeros agem como as pontas encapadas do cadarço dos sapatos, impedindo sua deterioração.
 
Conhecido como “relógios cromossômicos”, eles encurtam à medida que as pessoas envelhecem. Este processo está associado a um risco maior de morte precoce e de condições como doenças cardíacas, demência, diabetes e cancro, assim como o aumento da vulnerabilidade a infecções. Para concluir o assunto, foram comparados dois grupos de homens com câncer de próstata não agressivo em fase inicial que não haviam se submetido à cirurgia ou outros tratamentos. Um grupo de 25 pessoas ficou sem mudanças, enquanto outras 10 adotaram uma mudança radical de estilo de vida.
 
O grupo que mudou de hábitos adotou uma dieta rica em proteínas de plantas, frutas, vegetais e grãos integrais, além de carboidratos de baixo teor de gordura. Como complemento, eles começaram a praticar ioga e meditação para reduzir a tensão. Depois de cinco anos, testes de sangue comprovaram que os telômeros desse grupo haviam aumentado em cerca de 10%, revertendo o processo natural de envelhecimento.  Já os que não adotaram as práticas tiveram uma redução de tamanho de 3%. 
 
 
Com informações de: Daquidali

veja também