Boa saúde bucal evita doenças

Boa saúde bucal evita doenças

Atualizado: Quarta-feira, 19 Março de 2008 as 12

Literatura divulgada pelo Conselho Regional de Odontologia, de São Paulo, mostra que a falta de cuidados com os dentes e gengivas pode levar a doenças sérias, entre as quais a endocardite bacteriana, que é uma infecção causada por bactérias que, circulando pela corrente sangüínea, podem se alojar nas válvulas do coração. A doença provoca lesões, com risco de comprometimento das funções vitais das válvulas do coração e da liberação de fragmentos (êmbolos), que podem entrar na circulação e interromper o fornecimento de sangue a outras áreas do organismo, provocando os chamados derrames.

Estudos demonstram que cerca de 20% dos pacientes morrem na fase aguda da doença. Outra parcela significativa pode ficar com seqüelas graves, como insuficiência do coração, prejudicando sua qualidade de vida. E entre os principais causadores da endocardite estão as cáries, feridas e inflamações das gengivas, segundo o estudo realizado pelo Incor - Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Problemas de saúde bucal também têm repercussão geral sobre o organismo e pesquisas têm associado infecções, inflamações e outras afecções das gengivas com a aterosclerose. Dessa forma, é possível também fazer ligações entre a saúde bucal e a ocorrência de eventos cardíacos como o infarto. O acúmulo de células inflamatórias ativadas na placa aterosclerótica, assim como a constatação de níveis séricos elevados de marcadores de inflamação, demonstram a participação do mecanismo inflamatório na aterosclerose.

Outros estudos mostram a participação da infecção periodontal em eventos ateroscleróticos como o Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), níveis aumentados de colesterol e do LDL (o mau colesterol), triglicérides, doenças pulmonares, partos prematuros, impedimento do controle do diabetes do tipo 2 com menores dosagens de insulina, maior prevalência de doença arterial coronária em pessoas com muitos dentes perdidos, infecções dentárias e gengivais que podem levar à cegueira e também à impotência sexual. 

Postado por: Claudia Moraes

veja também