MENU

Saúde

Boa saúde oral pode amenizar sintomas de artrite, indica estudo

Boa saúde oral pode amenizar sintomas de artrite, indica estudo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

Um estudo recentemente publicado no Journal of Periodontology indica que manter uma boa saúde bucal pode ser ainda mais importante para as pessoas que sofrem de artrite reumatóide, doença inflamatória nas articulações. Segundo os autores, pessoas que sofrem de problemas na gengiva e artrite podem reduzir as dores nas articulações, o número de juntas inchadas e o grau de rigidez matinal ao tratar o problema na boca.

Os pesquisadores avaliaram 40 pacientes com doença periodontal de moderada a severa e com uma forma grave de artrite reumatóide. E descobriram que, eliminando a infecção e a inflamação nas gengivas, os pacientes passavam a reportar melhoras nos sinais e sintomas da artrite.

Ambas as doenças compartilham similaridades em sua progressão - tanto na artrite como na periodontite, tecidos moles e duros são destruídos pela inflamação causada por toxinas ou infecção bacteriana. Uma dessas toxinas, o fator de necrose tumoral alfa (TNF-&e45;), foi alvo do tratamento utilizado em alguns participantes do estudo contra a artrite (enquanto outro grupo teve tratada apenas a periodontite, e um terceiro não recebeu tratamento).

Segundo os autores, os resultados indicam uma nova intervenção contra as duas condições, e incitam os reumatologistas a encorajar os pacientes a serem conscientes da relação entre a doença periodontal e a artrite reumatóide. "Novamente, vemos outra ligação, onde uma boa saúde oral melhora a saúde geral e individual", concluiu o pesquisador Nabil Bissada, líder do estudo.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições