Bons motivos para consumir queijo

Bons motivos para consumir queijo

Atualizado: Segunda-feira, 21 Outubro de 2013 as 10:58

Receitas e refeições preparadas com queijo ficam mais saborosas. Fonte de benefícios para uma alimentação, o queijo tem muito a nos oferecer. Segundo estudo realizado no mês passado, apresentados durante a 17º Congresso Brasileiro de Nutrologia, há grandes motivos para incluir o alimento em nosso dia a dia.

O queijo fornece carboidratos, proteínas, gorduras, minerais, vitaminas e nutrientes que podem contribuir muito para a saúde. A pesquisa mostra que alguns tipos de queijo amadurecidos (ou maturados), como mussarela, parmesão e queijo prato, apresentam teor reduzido ou nulo de lactose, o que permite o consumo para pessoas com intolerância ou alergia a lactose. 
 
motivos para consumir queijoOutros fatores importantea são as proteínas formadas durante a produção do queijo. Elas são responsáveis pela defesa do organismo e atuam contra vírus e bactérias. De acordo com a monografia, a hipertensão arterial também pode ser controlada com o consumo de queijos. Isso acontece porque o potássio, naturalmente encontrado nos lácteos, pode contribuir para o equilíbrio da quantidade de sódio no organismo. 
 
Para controlar o peso, e emagrecimento, os queijos são importantes por seus minerais e vitaminas e, principalmente, pelo baixo índice de calorias. Para o intestino, o alimento é um reagente importante, já que o cálcio pode favorecer o controle da massa corporal. O queijo ainda é um alimento antioxidante e exerce um papel importante na redução do risco de doenças cardiovasculares, devido à quantidade de selênio encontrado. 
 
O brasileiro consome, em média, 3,2 kg por ano, o que revela que esse alimento está inserido na dieta das pessoas, comparado o elevado consumo dos europeus.
 
 
 
Com informações de: Revista Boa Forma

veja também