MENU

Saúde

Branco, integral ou light? Aprenda a escolher a melhor opção de pão

Em meio a tantas variedades de pães, benefícios não faltam para a saúde.

Fonte: GuiameAtualizado: quinta-feira, 24 de março de 2016 11:51
O pão industrializado por si só é um alimento fonte de carboidratos. (Foto: Reprodução)
O pão industrializado por si só é um alimento fonte de carboidratos. (Foto: Reprodução)

Além de ser uma opção saborosa e nutritiva, o pão é uma escolha nacional — especialmente no café da manhã.

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícia e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), no Brasil o consumo de pão de forma cresceu 11% nos últimos cinco anos, alcançando 76% dos lares brasileiros.

No entanto, para escolher o mais indicado para a saúde, é importante saber as propriedades de cada ingrediente usado no pão. Veja a explicação apontada pela consultora em nutrição da ABIMAPI, Mariana Nacarato:

Pão branco: elaborado a partir de farinha de trigo, é fonte de energia rápida e contém vitaminas como ferro e ácido fólico. Algumas pesquisas iniciais apontam que seu consumo estimula o desenvolvimento de bons microorganismos no intestino, os Lactobacillus, que colaboram com a saúde intestinal.

Integral: parte ou 100% da massa é composta pela farinha integral. Pode ser acrescido de grãos que são ricos em fibras e gorduras boas.

Light: redução de pelo menos 25% de um dos seus componentes, que podem ser calorias ou a quantidade de sal. Verifique na embalagem.

Preto: elaborado a partir de uma mistura de farinhas, inclusive integrais, é uma boa fonte de fibra. Alguns pães podem conter mel na formulação. Se o objetivo é a perda de peso ou se você tem alguma restrição de açúcar, seu consumo deve ser orientado.

De centeio: o farelo do centeio é fonte de fibra insolúvel que colabora com o bom funcionamento do intestino e reduz o risco de câncer.

Com linhaça: por ser fonte de ômega-3, traz benefícios anti-inflamatórios, antioxidantes e auxiliam no bom funcionamento do coração. Além disso, contém uma substância chamada lignana, semelhante ao hormônio estrógeno produzido pelas mulheres, e pode ajudar na prevenção do câncer de mama e também auxilia o bom funcionamento do intestino.

Com aveia: a substância beta-glucana encontrada neste tipo de pão ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, e também colabora com o bom trabalho do intestino.

7, 9, 12 e 15 grãos: possui grãos variados, de diferentes combinações. Importante ressaltar que o número de grãos não corresponde a um teor maior de fibras. Vale a pena consultar o rótulo dos produtos para verificar.

“O pão industrializado por si só é um alimento fonte de carboidratos, importante para gerar energia para todas as atividades do dia, além de ser prático e ter longa vida útil, o que favorece o preparo de lanches rápidos que combinam com a vida moderna”, explica a nutricionista Mariana Nacarato.

O mais importante é que você fique sempre atento ao rótulo e escolha os ingredientes que mais vão beneficiar seu organismo.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições