Brasil terá mais de 518 mil novos casos de câncer em 2012

Brasil terá mais de 518 mil novos casos de câncer em 2012

Atualizado: Quinta-feira, 24 Novembro de 2011 as 2:30

A projeção, divulgada nesta quinta-feira, é feita com base em dados sobre as mortes pela doença, organizados pelo Ministério da Saúde, e de 19 centros que mantêm registro das ocorrências de tumores nas cidades em que estão localizados. A partir dessas informações, é estimado o total de casos no país.

Na última estimativa, de 2010, o total de novos casos previstos era de 489.270. O Inca diz, porém, que por causa de mudanças na metodologia não é possível comparar os dados.

Apesar disso, o coordenador de ações estratégicas do instituto, Cláudio Noronha, afirma que a tendência é de aumento na incidência da maior parte dos tumores, já que a população brasileira passa por processo de envelhecimento.

TUMORES MAIS COMUNS

Nos homens, os tipos de câncer mais comuns são o de próstata (com 60.180 casos novos estimados para 2012), traqueia, brônquio e pulmão (17.210) e cólon e reto (14.180).

Nas mulheres, a lista começa com câncer de mama (52.680), colo do útero (17.540) e cólon e reto (15.960).

O ranking não inclui os tumores de pele não melanoma, que somam mais de 130 mil casos, mas têm baixa letalidade.

Pela primeira vez, o instituto também estimou a ocorrência em ambos sexos de tumores de bexiga, sistema nervoso central e linfoma não Hodgkin.

Além disso, projetou o total de casos de câncer de ovário, corpo do útero e tireoide nas mulheres e de laringe nos homens.

Com isso, já há estimativas para os tipos de câncer que respondem por 85% do total de casos no país.

Dependendo do tipo de tumor, os fatores de risco podem variar. Os mais comuns, porém, são o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, a má alimentação, o sedentarismo e, nos casos de câncer de colo de útero e de cavidade oral, a infecção pelo vírus HPV.

veja também