Brasil terá vacina contra dengue em até quatro anos, afirma Temporão

Brasil terá vacina contra dengue em até quatro anos, afirma Temporão

Atualizado: Terça-feira, 28 Dezembro de 2010 as 11:54

O governo federal está testando no Espírito Santo uma vacina contra todos os tipos de vírus da dengue e, em três ou quatro anos, ela será usada para vacinar a população contra a doença, disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, na segunda-feira (27).

"A vacina está sendo desenvolvida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em parceria com um laboratório francês. E já estamos testando pela primeira vez a vacina em seres humanos. Os testes estão sendo feitos no estado do Espírito Santo e a nossa expectativa é de que, em três a quatro anos, tenhamos uma vacina segura no mercado para todos os vírus", afirmou Temporão.

As informações do ministro da Saúde foram dadas após visita às obras do Hospital Federal de Ipanema, na zona sul do Rio. Na ocasião, o ministro admitiu que a dengue foi um dos principais problemas enfrentados em sua gestão e que, por ser uma doença endêmica, teve anos piores e outros em que a situação esteve mais sob controle.

"Durante todos estes anos foi um problema recorrente, porque é uma doença complexa e com relação direta com acesso à água, limpeza das cidades, informação, educação, padrão de urbanização. Então, enquanto a vacina não chega, a solução é prevenir e educar a população e conscientizá-la do problema".

veja também