Brasileiros mais pobres comem melhor, diz estudo

Brasileiros mais pobres comem melhor, diz estudo

Atualizado: Terça-feira, 2 Agosto de 2011 as 11:58

Dinheiro não é sinal de boa alimentação, é o que afirma estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa de Consumo Alimentar Pessoal no Brasil avaliou o que o brasileiro come, e constatou que a população de menor renda consome mais produtos naturais, como arroz, feijão, farinha de mandioca e preparações à base de milho.

Já a parcela da população com maior renda consome mais cerveja, pizza, refrigerantes e salgadinhos do que os segmentos mais pobres. O consumo de frutas e verduras aumenta conforme a renda, assim como o de produtos como leite desnatado e queijo. Porém, a presença de alimentos considerados marcadores negativos da qualidade da dieta também aumenta de acordo com a renda.

A pesquisa mostrou que quantidades excessivas de gordura são ingeridas por 82% da população, e de açúcar, por 61%. Já em relação ao sódio, mais de 70% das pessoas consomem mais do que o tolerável, confirmando o alto consumo de sal. Por outro lado, na dieta do brasileiro há carência de fibras, cálcio e vitaminas    

veja também