Brócolis previne e melhora os índices de diabetes

Brócolis previne e melhora os índices de diabetes

Atualizado: Sexta-feira, 25 Julho de 2008 as 12

As pessoas que sofrem de diabetes acabam de ganhar um novo aliado na luta diária contra a doença. Trata-se do brócolis, um dos alimentos com grande presença nas residências brasileiras, e que a muito tempo contribui de uma maneira positiva para a prevenção da doença, bem como a diminuição dos sintomas para quem já a possui.

Alimento rico em cromo mineral, o brócolis auxilia na produção de insulina e atua nos níveis de glicose do sangue. Melhora a eficácia da insulina, tornando ela mais ativa, pois uma vez acoplado à insulina o cromo mineral aumenta a ação da mesma, tornando-a até 100 vezes mais eficiente.

Para as pessoas que têm diabete tipo II que não são dependentes da insulina, a ingestão do brócolis potencializa na ajuda da diminuição das quantidades de antidiabético oral. Se a tolerância do diabético à glicose esta no limite, o cromo mineral age de uma maneira positiva no organismo, normalizando os níveis de glicose no sangue, prevenindo assim, as conseqüências do excesso de glicose como a catarata, aterosclerose e hipertensão arterial.

Outro alimento rico em cromo mineral é a cevada, também muito usada no Oriente e que auxilia no tratamento e na prevenção de diabetes.

Para uma alimentação saudável, orienta-se aos portadores da diabete tipo II (insulino não dependente) o consumo diário de brócolis e cevada, já para os casos do tipo I, o consumo irá ajudar no funcionamento da insulina, e diminuir os níveis nos casos de tolerância à glicose diminuída.

Postado por: Claudia Moraes

veja também