Brocólis previnem doenças respiratórias

Brocólis previnem doenças respiratórias

Atualizado: Segunda-feira, 27 Julho de 2009 as 12

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, realizaram um estudo para averiguar os benefícios dos brócolis para saúde e constataram grande eficácia da ingestão do vegetal no tratamento contra doenças respiratórias.

Foram analisados 65 voluntários com problemas respiratórios como asma, rinite e bronquite, que ingeriram por dez dias, doses variadas de brócolis e de alfafa.

Após este período, observou-se que os pacientes que consumiram brócolis tiveram um aumento de até 101% na produção das enzimas GSTP1, que é antioxidante, e 199% da NQQ1, que age nas células respiratórias, protegendo o aparelho respiratório contra inflamações causadoras de doenças como rinite, sinusite e asma.

Os pesquisadores explicam que a vantagem de se consumir os brócolis está na presença do sulforafano em sua composição. A substância é um fitoquímico antioxidante que estimula a produção dessas enzimas naturais, desintoxicando o organismo e limpando as vias respiratórias.

Segundo a alergista Marta Guidacci, o melhor remédio para evitar problemas respiratórios, principalmente no inverno, é manter uma dieta  equilibrada com muitas frutas e verduras e hidratar o corpo, ingerindo bastante água e sucos naturais.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também