MENU

Saúde

Butantã testa com sucesso tratamento para câncer usando toxina da cascavel

Butantã testa com sucesso tratamento para câncer

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:10

 

 

Sabemos o quão perigoso é o veneno de uma cobra e quais são os seus benefícios também. Mas, pesquisadores do Instituto Butantã, em São Paulo, enxergaram além.

A pesquisa inédita revela que uma toxina encontrada no veneno da cascavel é eficaz no tratamento de células cancerígenas. Essa toxina encontrada no veneno da cobra chama-se crotamina.

Quando aplicada em camundongos com câncer de pele, a crotamina aumentou a sobrevida do animal em 70%.

A toxina também atrasou o desenvolvimento do tumor e, em alguns casos, inibiu seu crescimento.

De acordo com pesquisadores, em comparação a outras drogas, a crotamina tem vantagem de não apresentar os mesmos efeitos colaterais.

"A crotamina é solúvel em diferentes solventes e não produz reação alérgica e não interfere na imunidade", disse a geneticista Irina Kerkis.

Outras pesquisas estão sendo realizadas no instituto, cientistas usando compostos do veneno da cascavel para combater à dor.

O próximo passo será realizar testes da crotamina em seres humanos. Para isso acontecer, os pesquisadores estão tentando obter a substância na forma sintética, para facilitar sua fabricação.

 

Com informações de Diário da Saúde

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições