Café pode afastar depressão em mulheres

Café pode afastar depressão em mulheres

Atualizado: Quarta-feira, 9 Novembro de 2011 as 12:10

Companheiro fiel dos brasileiros, o café pode ser um aliado para manter a boa saúde. Quem acha que o cafezinho de todas as manhãs serve apenas para animar quando bate aquele sono, está enganado. Mulheres que bebem pelo menos duas xícaras da bebida diariamente têm menos chances de sofrer de depressão, aponta pesquisa feita pela Harvard Medical School, nos Estados Unidos.  

Apesar de ainda inconclusiva, o estudo mostra um saboroso caminho para amenizar o mal do século, há que pode ser a chance de muita gente passar longe das alterações de humor e do sentimento de tristeza constante.

No estudo, foi comparado o consumo de café entre mulheres para descobrir a chance de desenvolver depressão. Aquelas que bebem de duas a três xícaras por dia são 15% menos propensas a terem o problema psicológico, em relação àquelas que bebem até uma dose por semana. Acredita-se que a cafeína seja o principal agente nesse processo, em razão da capacidade de aumentar os sentimentos de bem-estar e de energia.

Darcy Roberto Lima, coordenador científico do Projeto Café e Saúde, do Ministério da Agricultura, atribui em seu livro “101 razões para tomar café” (Café Editora, 2010) o poder de o alimento estampar um sorriso no rosto à sua qualidade: “Um café torrado adequadamente que contenha um teor saudável de cafeína, ácidos clorogênicos e lactonas pode prevenir a depressão”.

Mais saúde

No Brasil, o café preto, ou seja, puro, é o alimento mais consumido, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cada pessoa ingere em média 215,1 gramas de café por dia. Outra boa nova para os amantes da bebida é que ela também é benéfica no tratamento de bronquite, obesidade e ainda atua como diurético.

Auxílio na redução do colesterol e combate a doenças coronarianas também são atributos do café, segundo pesquisa da Vanderbilt University Institut for Coffee Studies, dos Estados Unidos. O estudo também mostra a ação dos antioxidantes no controle do diabetes tipo 2.

Todo poder está nas composições química e nutricional do grão de qualidade. Elas atuam no sistema nervoso produzindo estado de alerta. Mas cuidado: não saia por aí tomando canecas de café ao longo do dia. O efeito pode ser contrário, dependendo do organismo de cada pessoa, e causar aumento da pressão arterial, dores de cabeça e até mesmo insônia. O segredo é beber com parcimônia.

veja também