Cafeína ajuda a evitar acidentes em trabalhos noturnos

Cafeína ajuda a evitar acidentes em trabalhos noturnos

Atualizado: Quinta-feira, 20 Maio de 2010 as 3:08

Trabalhadores noturnos - de profissionais de saúde a controladores de tráfego aéreo - sofrem mais acidentes e lesões no trabalho, relatam mais erros médicos e enfrentam um risco maior de acidentes de transito após seu expediente. Alguns dos acidentes mais comuns relacionados a erro humano ocorreram no turno da noite, incluindo o desastre do Exxon Valdez e os acidentes nucleares de Chernobyl e Three Mile Island. O recente derramamento de petróleo da BP ocorreu no início de um expediente noturno, embora sua causa ainda esteja sendo investigada.

Cientistas tentaram a melatonina, medicamentos prescritos e terapia de luz para ajudar a aliviar o chamado transtorno do trabalho noturno, causado por perturbações no ritmo cardíaco do corpo. Porém, uma pesquisa mostra que nada parece funcionar tão bem quanto a cafeína.

Em um estudo publicado na edição mais recente do "The Cochrane Library", cientistas coletaram dados de 13 estudos anteriores sobre desempenho entre trabalhadores noturnos. Os estudos também observaram o desempenho em tarefas como dirigir e testes neuropsicológicos. Por fim, descobriram que a cafeína funcionou melhor que um placebo - e até mais que pequenos cochilos - na redução de erros e na melhoria do desempenho em tarefas envolvendo memória, atenção, percepção, formação de conceito e raciocínio.

Outro estudo da Faculdade de Medicina de Harvad descobriu que a cafeína funcionava melhor em pequenas doses espalhadas em um período.

Assim, a cafeína é uma ajuda eficaz para o desempenho de tarefas em trabalhos noturnos.

Por: Anahad O'Connor

veja também