Cafezinho depois do almoço previne diabetes

Cafezinho depois do almoço previne diabetes

Atualizado: Quarta-feira, 31 Março de 2010 as 12

Um recente estudo realizado pela nutricionista brasileira Daniela Sartorelli, pelo Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale, na França, com participação da USP, descobriu que quem tomar café na hora do almoço tem menos risco para diabetes. Foram avaliadas em torno de 70 mil mulheres.

As voluntárias que tomavam um copo pequeno de café nessa refeição tinhas 34% menos chances de desenvolver a doença. O tipo de café: com açúcar ou sem, cafeinado ou descafeinado não fez diferença na proteção contra o diabetes tipo 2. Entretanto, o efeito protetor só vale para a hora do almoço.

Durante o estudo, 1.415 participantes desenvolveram o diabetes. Os números impressionam: entre as mulheres que tomavam pelo menos um copo de café na hora do almoço (aproximadamente 125 ml), 374 tiveram diabetes. Porém, a doença atingiu 1.051 das participantes que ingeriam menos ou nenhum café durante o almoço.

A pesquisa foi pioneira por demonstrar que o horário em que o café é consumido pode interferir nos efeitos, embora existam 17 estudos mostrando que o café reduz o risco de desenvolver diabetes. As mulheres que tomavam café em outros horários não tiveram uma incidência menor de diabetes. O mesmo vale para mulheres que tomavam chá. Os pesquisadores não conseguiram avaliar o efeito do café expresso ou instantâneo, porque poucas participantes tomavam cafés dessa categoria.

Há duas explicações possíveis para entender o mecanismo que faz o café prevenir o diabetes. Uma delas é que o café retarda ou reduz a absorção de uma parte da glicose adquirida na alimentação. Ou a bebida pode ter protegido da diabetes porque depois do almoço costuma ser tomada sem leite, diferentemente do café da manhã ou da tarde, em geral. Apenas o café sem leite reduziu o risco de desenvolver diabetes.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também