Campanha contra a tuberculose começa hoje em São Bernardo

Campanha contra a tuberculose começa hoje em São Bernardo

Atualizado: Segunda-feira, 5 Novembro de 2012 as 2

 

A campanha terá duração do dia 5 a 16 de novembro onde a prefeitura promoverá atividades em vários pontos da cidade para intensificar a busca de pacientes e orientar, não só eles, como toda a população sobre os cuidados em relação à doença.

Além da busca que os agentes comunitários fazem por todas as residências, a equipe do Programa de Controle de Tuberculose fará atendimentos das 8h às 17hs na UBSs (Unidade Básica de Saúde).

Nestes locais funcionários e voluntários distribuirão questionários e materiais informativos, formas de prevenção e tratamentos. Ainda postos de coletas realizarão o teste de escarro, a fim de diagnosticar realmente o problema.

O Programa de Controle de Tuberculose, coordenado pela Secretaria de Saúde, alcançou 85% de cura entre os 100 pacientes diagnosticados com a doença em 2011, e foi distinguida com o prêmio Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose.

Já o Laboratório de Saúde Pública, também mantido pelo município, foi premiado pela qualidade e quantidade das culturas realizadas, enquanto a parceria da Secretaria de Saúde com o CDP obteve premiação por ter conseguido curar 15 detentos entre os casos confirmados da doença naquele estabelecimento prisional.

Sintomas - A tuberculose é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões e pode ser transmitida através da tosse, da fala e do espirro. Os principais sintomas são: tosse por mais de três semanas, febre baixa, emagrecimento, suores noturnos, fraqueza e falta de apetite. Pode ser prevenida com a aplicação da vacina BCG nas crianças a partir do nascimento.

Com informações de Jornal ABC

 

 

veja também