MENU

Saúde

Campinas vai multar quem atrapalhar combate à dengue

Campinas vai multar quem atrapalhar combate à dengue

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

A Secretaria de Saúde de Campinas decidiu aplicar uma multa de R$ 1.200 a R$ 6.400 a responsáveis por imóveis que os mantiverem fechados ou abandonados ou impedirem o acesso das equipes da Vigilância Sanitária que combatem a dengue. Antes, Campinas aplicava penalidades apenas a estabelecimentos comerciais.

A multa será aplicada "se forem esgotadas as abordagens que já ocorrem na rotina, frente a uma situação de risco, com o proprietário impedindo o acesso das equipes". A bióloga Elen Fagundes Costa Telli, coordenadora da Vigilância Sanitária de Campinas, diz que a população também tem o dever de combater a mudança.

- O combate a dengue exige a participação de toda comunidade. Cada um tem que fazer sua parte e cuidar do seu quintal, da sua rua, do seu bairro. Também é preciso considerar que o direito coletivo se sobrepõe ao direito individual. A pessoa que não cuida do seu quintal e mantém criadouros coloca em risco não somente sua saúde, mas a do seu vizinho.

Neste ano, Campinas registrou 359 casos de dengue, incluindo um da forma hemorrágica e quatro com complicações. Não houve mortes. Na região, Sumaré e Hortolândia são as cidades com maior incidência com 282 casos e 123 casos respectivamente.

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições