"Cardápio do sono" ajuda pacientes a dormir

"Cardápio do sono" ajuda pacientes a dormir

Atualizado: Quinta-feira, 9 Setembro de 2010 as 1:59

A nutricionista Marlete Pereira, do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, ouvia a mesma queixa dos pacientes internados ou em tratamento do ambulatório: eles tinham dificuldade para dormir. Na tentativa de melhorar a qualidade de vida dos doentes, ela elaborou, então, o que chamou de "cardápio do sono", que inclui chás claros, maçã, carne branca, folhas e alimentos integrais. Todos os alimentos que facilitam o metabolismo, diz Marlete.  

 – As pessoas têm hábitos muito ruins de alimentação, que acabam se refletindo na qualidade do sono. É importante reduzir a cafeína, as frituras e o açúcar e não se alimentar excessivamente à noite.

No cardápio de Marlete, entram o chuchu, que ajuda a reduzir a pressão arterial; a maçã, que acalma; a aveia, que sacia "sem pesar no estômago"; peixes e frango, mais fáceis de digerir do que a carne vermelha.

– É importante que as pessoas mastiguem também. Eu costumo brincar que o estômago não tem dente, não adianta engolir rapidamente a comida.

Marlete  recomenda que a refeição noturna seja menor, exclua carboidratos e seja realizada três horas antes de dormir. Frutas podem ser ingeridas até uma hora antes de deitar.

– O cardápio tem funcionado. Os pacientes passaram a relatar que dormem melhor.

fonte: R7

Postado por: Juliana Melo

veja também