Cascas e talos viram receitas saborosas e nutritivas

Cascas e talos viram receitas saborosas e nutritivas

Atualizado: Segunda-feira, 6 Julho de 2009 as 12

Cascas, folhas, talos de frutas, verduras e legumes costumam ter um destino ingrato: o latão de lixo. De acordo com um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o brasileiro descarta muito mais do que consome. No caso das hortaliças, por exemplo, o total anual de desperdício é de 37 quilos por habitante. Além do desperdício, impensável em tempos de crise econômica e em um contexto de vida sustentável, toda essa turma carrega um bonde de nutrientes e também podem render receitas saborosas.

"Muitos dos alimentos que jogamos fora apresentam proteínas, vitaminas  e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo. Acabamos desperdiçando-as, principalmente, por não conhecer os bens que elas fazem para o organismo e até mesmo por não conhecer a variedade de receitas que podemos preparar com eles", explica a nutricionista Roberta Stella.

100% na panela

Os talos, por exemplo, são ótimas opções para enriquecer bolinhos, omeletes, refogados e sopas com nutrientes. O do brócolis é rico em vitamina A e C, enquanto os cabinhos do agrião são cheios de ferro e fósforo.

As cascas de frutas também entram na lista e podem ser aproveitadas para o preparo de sobremesas, sucos e até mesmo de farofas. "A casca de abacaxi é rica em vitamina C e fibras, e pode ser usada em bolos e doces, já a casca de goiaba pode virar suco, além de trazer vitamina C e niancina, vitamina que afasta o estresse", afirma.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também