Casos de sarampo podem bater recorde

Casos de sarampo podem bater recorde

Atualizado: Quinta-feira, 21 Outubro de 2010 as 10:42

O número de casos de sarampon no país este ano está próximo do recorde da década. Depois de três anos sem registros da doença, foram confirmados 55 casos em três Estados.

O Estado mais afetado é a Paraíba, onde foram registradas 45 pessoas infectadas. No Rio Grande do Sul foram confirmados sete casos, e no Pará, três.

O último surto da doença no país aconteceu em 2006, quando foram registrados 57 casos na Bahia. O aumento no número de casos acontece no mesmo momento em que o Brasil pede o certificado de eliminação da doença à Opas (Organização Pan-Americana de Saúde).

Porém, o Ministério da Saúde afirma que o pedido não está comprometido porque não existem evidências de "circulação sustentada" no país, o que acontece quando os casos são registrados ao longo de 12 meses. Para o ministério, os casos confirmados no país até agora são importados.

O vírus causador dos casos na Paraíba, por exemplo, é similar ao que circula na África do Sul. O sarampo é uma doença altamente contagiosa, provocada por um vírus. Sua transmissão acontece de pessoa para pessoa.

Os principais sintomas da doença são manchas avermelhadas na pele, febre muito alta, tosse intensa, coriza, conjuntivite e dores no corpo. A melhor maneira de prevenção é a vacina, que crianças a partir de 12 meses podem tomar nos postos de saúde. De acordo com o ministério, houve intensificação da vacinação em João Pessoa (PB), onde foram confirmados mais casos da doença.

veja também