Castanha-do-pará pode afastar risco de cárie

Castanha-do-pará previne cárie

Atualizado: Quarta-feira, 24 Julho de 2013 as 6:57

Um estudo realizado na Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais, concluiu que, a castanha-do-pará, é uma boa aliada da saúde dos dentes. Comandada pela dentista Cintia Filogônio, o estudo analisou que a oleoginosa, além de retardar o envelhecimento,
mostrou que a adição de 10% de óleo de castanha-do-pará ou de um óleo mineral (parafina líquida) à composição das pastas de dente comerciais pode prevenir cárie e doenças periodontais.
 
Castanha-do-pará previne cárieForam analisadas por três meses, cerca de 30 pessoas que utilizaram três tipos de pastas com formulações diferentes. Um grupo escovou os dentes com um creme dental disponível no mercado, sem qualquer alteração na fórmula. Outro usou a mesma pasta com óleo de castanha e um terceiro experimentou o produto com óleo mineral.
 
Chegaram a conclusão que as versões com óleo mineral e com óleo da castanha-do-pará fortaleceu a barreira que protege os dentes das bactérias que formam o biofilme dental, que aumenta a incidência de cárie e gengivite. "Os óleos ajudam a formar uma película sobre os dentes, reduzindo a capacidade de as bactérias grudarem neles", explica Cintia. 
 
 
 
 
 
 
Com informações de: Terra

veja também