Catapora ataca cidade de São Paulo

Catapora ataca cidade de São Paulo

Atualizado: Quinta-feira, 28 Fevereiro de 2008 as 12

Justiça determina vacinação na cidade de Santa Isabel

O desembargador federal Lazarano Neto, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª região, em São Paulo, concedeu uma liminar determinando que o Ministério da Saúde forneça cinco mil doses de vacina contra catapora (varicela) para o controle de um surto da doença em Santa Isabel, cidade da região metropolitana de São Paulo.

A informação foi divulgada ontem, dia 26 de fevereiro, pelo Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo. De acordo com o órgão, as vacinas devem ser aplicadas em crianças e adolescentes com idades entre seis e 15 anos, residentes em Santa Isabel.

O órgão informa, ainda, que a liminar foi concedida em recurso solicitado pelo Ministério Público Federal em Guarulhos em dezembro do ano passado, depois que duas crianças com mais de seis anos de idade morreram na cidade.

O MPF entrou com a ação civil pública depois de receber uma denúncia de que não havia vacinas para combater a doença no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo comunicado do MPF, foram detectados 112 casos de catapora em Santa Isabel, dos quais 55 foram registrados em crianças com mais de seis anos de idade.

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo declarou que não há um surto da doença no Estado. O órgão não confirma as mortes das duas crianças.

O Ministério da Saúde informou que só vai se manifestar sobre o caso depois de receber a notificação oficial do TRF paulista.

A reportagem da Agência Brasil tentou entrar em contato com a prefeitura e a secretaria municipal de saúde de Santa Isabel, por meio dos telefones disponíveis no site da prefeitura, mas não obteve sucesso.

veja também