Células do fígado podem funcionar como o órgão completo

Células do fígado podem funcionar como o órgão completo

Atualizado: Terça-feira, 22 Novembro de 2011 as 11:19

Um grupo de médicos de Londres, na Inglaterra, divulgou a cura de um menino de oito meses de uma doença grave no fígado por meio de uma nova técnica. Foram implantadas células de doadores que agiram como um fígado temporário. O procedimento, segundo a equipe do King's College Hospital, foi feito pela primeira vez no mundo. 

A equipe implantou no abdômen do paciente, o menino Yaad Syed, de oito meses, células de fígado de doadores. Uma vez no organismo, essas células processaram as toxinas e produziram proteínas vitais – agindo como um fígado temporário. 

Para evitar que o corpo rejeitasse as células estranhas, elas foram revestidas com uma substância química encontrada em algas.

Crédito: Alami

Com a ajuda temporária, o órgão pôde se recuperar. Duas semanas depois, o fígado da criança já apresentava sinais de melhora. Seis meses após o procedimento, a função hepática do menino está quase normalizada. 

O próximo passo é saber se a técnica pode ser usada para beneficiar outros pacientes – o que requer um grande ensaio clínico para atestar a eficácia do procedimento. 

Um dos benefícios seria que o método pode ser uma alternativa ao transplante. Hoje, de acordo com a British Liver Trust, entidade britânica que dá apoio a pessoas com doenças hepáticas, cerca de 100 pessoas morrem por ano no Reino Unido à espera de um doador de fígado. 

Crédito: King's College Hospital

veja também