Células-tronco ajudam na recuperação de infarto

Células-tronco ajudam na recuperação de infarto

Atualizado: Quarta-feira, 7 Novembro de 2012 as 1:31

 

Segundo estudo publicado pela revista American Medical Assn, terapia com células-tronco podem ajudar a reparar o coração de pacientes vítimas de infarto. A técnica se mostra promissora, não importando se as células-tronco vêm do próprio paciente ou de um doador.

Durante anos acreditava-se que áreas do coração gravemente danificadas por um ataque cardíaco não podiam ser reparadas. Com o avanço de novas terapias celulares, com injeção de células-tronco ou outros tipos de células na zona prejudicada, tem proporcionado novas esperanças de que a recuperação do órgão.

De acordo com o Jornal americano Los Angeles Times, existem, no entanto, alguns problemas. O principal é a dor e a invasão da obtenção das células pela medula óssea do paciente, já que se encontrará em um estado frágil que os outros, uma opção ou solução seria a utilização de células-tronco de outras pessoas.

O receio de outros pesquisadores era que células doadas pudessem causar rejeição ao tratamento. Mas, O estudo concluiu que a injeção de células doadoras era tão segura quanto a de células do paciente — um resultado importante que, caso se repita em outras pesquisas, pode mudar a forma como são tratados ataques do coração. Além de ser seguro, o tratamento funcionou bem: os pacientes obtiveram melhores resultados em um exame de caminhada, apresentaram redução do tecido cicatricial no coração e disseram sentir melhor qualidade de vida.

 

Com informações de R7

veja também