Cerca de 80% dos casos de varizes têm origem familiar

Cerca de 80% dos casos de varizes têm origem familiar

Atualizado: Segunda-feira, 4 Abril de 2011 as 9:35

A incidência de varizes na população adulta em geral é de cerca de 15% entre as mulheres e de 5% nos homens. Ao todo, 80% dos casos têm origem familiar; os demais estão ligados a maus hábitos de vida. Os adultos com predisposição genética podem apresentar os sinais ainda jovens, por volta dos 25 anos.     Para entender o que ocorre nas varizes, é preciso saber que o caminho de ida do sangue saindo do coração, para entregar nutrientes e oxigênios ao corpo, é feito pelas artérias. O trajeto de volta ocorre pelas veias. Nas pernas, essas veias precisam vencer a gravidade para fazer o sangue voltar ao coração. Por isso, as paredes das veias contêm válvulas, que às vezes não dão conta do recado. Aí o sangue se acumula e vai alargando as paredes, que se tornam grossas a ponto de ficar visíveis na pele.

O problema pode ser agravado em quem passa muito tempo em pé ou de salto alto, e causar queimação, dor ou coceira. Exercícios para a panturrilha

Manter a batata da perna em movimento pode ajudar a prevenir varizes. É que a panturrilha é considerada o “segundo coração”, responsável por 70% do trabalho de retorno do sangue ao músculo cardíaco.

Trabalhar essa região pode evitar inchaços, varizes e trombose (coágulo no vaso sanguíneo). Por isso, é recomendado subir escadas, rampas, pedalar com a ponta dos pés e caminhar de forma ritmada.

veja também