Chiclete que faz bem para a saúde

Chiclete que faz bem para a saúde

Atualizado: Segunda-feira, 19 Setembro de 2011 as 8:59

  Antes muito criticado por dentistas, por causar cáries, os chicletes eram motivo de repreensão. Hoje, isso já não é mais uma realidade. A maioria dos   chicletes   é feita sem açúcar e por isso não causa cáries, fazendo com que o hábito de mascar chicletes não seja mais tão reprovado.

  Os benefícios do consumo de chiclete sem açúcar

  Uma das   vantagens de mascar chiclete   é que restos que ficam grudados nos dentes se juntam ao chiclete enquanto você o mastiga. Desta forma você se livra destas “sujeiras” ao jogar fora o chiclete.

  Outro ponto positivo de mascar chicletes é que esse hábito estimula a   salivação fazendo com que haja maior prevenção do surgimento de cáries. Afinal a salivação é um dos principais mecanismos que evitam seu aparecimento.

  Como ao nos alimentarmos o pH da boca fica mais ácido, os dentes perdem minerais como fosfato e cálcio para equilibrar a acidez. Porém, ao mascar goma sem açúcar, a quantidade de saliva aumenta e devido ao fato dela conter fosfato e cálcio, esses minerais não precisam ser retirados da dentição.

  Além disso, essa concentração de minerais na saliva faz com que o esmalte dos dentes seja recuperado com mais sucesso. Cada vez que se mastiga chiclete, a boca solta uma saliva nova e repleta de fosfato e cálcio para auxiliar na remineralizarão do esmalte. Alguns chicletes contêm   recaldent   – uma substância que é rica nestes minerais e facilita ainda mais o processo.

  A mastigação saudável dos chicletes não deve passar dos vinte minutos e deve ser feita preferencialmente logo após uma refeição. Vale ressaltar, ainda, que mascar chiclete não substitui a escovação e a limpeza com fio dental apesar dos seus inúmeros   benefícios para a saúde bucal .

  Entretanto, as   restrições ao consumo dos chicletes   que contém açúcar continuam sendo as mesmas, especialmente quando se trata de crianças. O consumo dos chicletes, mesmo aqueles sem açúcar, também deve ser controlado nos casos de gastrite e refluxo, pois mascar o chiclete faz com que o estômago produza mais suco gástrico e nos casos de DTM (distúrbio temporomandibular) porque pode aumentar a tensão na mandíbula e agravar o problema.

veja também