Chocotones contêm muita gordura e açúcar, mostra teste

Chocotones contêm muita gordura e açúcar, mostra teste

Atualizado: Sexta-feira, 11 Dezembro de 2009 as 12

A maioria dos chocotones de 16 marcas avaliadas pela Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) teve excesso de açúcar e gorduras. "Em comparação aos testes com panetone de frutas, feitos em 2008, os de gotas de chocolate são nutricionalmente muito piores", diz Fernanda Ribeiro, química da Pro Teste. Para ela, esse produto só deve ser consumido "em último caso", "se o consumidor realmente não abre mão do alimento".

Para a avaliação, a entidade considerou os nutrientes de um lanche da tarde, que deve conter 15% do total diário, em uma dieta de 2.000 kcal.

Com relação a gorduras, os produtos considerados ruins tinham mais do que 9 g em uma fatia de 80 g. Em um lanche, é indicado ingerir até 8,25 g.

Já as marcas avaliadas como ruins nos teores de açúcar continham ao menos 10 g -o recomendado para um lanche é, no máximo, 7,5 g.

O chocotone Di Lucca continha gorduras do tipo trans. Apesar de não receberem denominações "light" ou "diet", os panetones Santa Edwiges e Di Lucca tinham adoçantes.

Por: Juliane Silveira

veja também