MENU

Saúde

Cientistas americanos desenvolvem colírio para substituir cirurgia de catarata

Prazo para disponibilidade é de 5 anos

Fonte: Guiame, com informações de O GloboAtualizado: sexta-feira, 24 de julho de 2015 15:51
Olhos
Olhos

Um grupo de cientistas americanos estão desenvolvendo um colírio que pode substiruir a cirugia de catarata. Trata-se de uma descoberta de substância capaz de “desembaçar” o cristalino, parte do olho que funciona como uma lente e é substituída por outra artificial durante a cirurgia.

O prazo é que em cinco anos o colírio esteja disponível nas farmácias.

Chamado "lanosterol", o composto já foi testado em cães e coelhos idosos e em seis semanas melhorou significativamente a visão dos animais. De acordo com os cientistas da Universidade da Califórnia, a substância é capaz de romper as proteínas que escurecem o cristalino.

Os pesquisadores acreditam que o corpo produz o lanosterol naturalmente quando jovem, mas a produção fica comprometida durante o envelhecimento, fazendo com que a lente natural dos olhos fique “suja”. Com a utilização do colírio, a substância seria ministrada duas vezes ao dia para “limpar” o cristalino.

Nos próximos dois anos espera-se que o teste seja feito em humanos. A catarata é a principal causa da cegueira e afeta mais da metade dos idosos no mundo. Atualmente, o único tratamento disponível é a cirurgia, que muitas vezes precisa esperar que a visão do paciente se deteriore o suficiente para ser submetido ao procedimento.

 

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições