Cientistas criam método para mapear complexidade do cérebro

Cientistas criam método para mapear complexidade do cérebro

Atualizado: Terça-feira, 12 Abril de 2011 as 10:01

Cientistas anunciaram ter dado mais um passo para desenvolver um modelo computadorizado do cérebro ao encontrarem, pela primeira vez, uma maneira de mapear as conexões e as funções das células nervosas do cérebro ao mesmo tempo.

Num estudo no jornal "Nature" de domingo, pesquisadores do University College London descreveram a técnica, tendo como cobaia um camundongo, que combina informações sobre as funções dos neurônios e os detalhes das suas conexões.

O estudo é parte de uma área emergente da neurociência chamada "conectomia", que busca identificar as conexões cerebrais

Ao mapear essas conexões, os cientistas esperam entender como pensamentos e percepções são gerados, e como essas funções deixam de operar e resultam em doenças como Alzheimer, esquizofrenia e derrames.

"Estamos começando a desvendar a complexidade do cérebro", afirma Tom Mrsic-Flogel, que coordena o estudo.

"Quando compreendermos a função e a conectividade das células nervosas nas diferentes camadas do cérebro, podemos começar a desenvolver uma simulação computadorizada de como esse notável órgão funciona", acrescenta.

O cientistas, entretanto, disse que ainda levará muitos anos de trabalho científico e grande poder de processamento antes que isso possa ser feito de forma efetiva.  

veja também