Cientistas descartam relação entre personalidade e câncer

Cientistas descartam relação entre personalidade e câncer

Atualizado: Sexta-feira, 28 Agosto de 2009 as 12

A crença na ligação entre o tipo de personalidade de uma pessoa e o risco de que venha a sofrer de câncer é bastante comum. No entanto, não existe ligação entre traços da personalidade e o risco de desenvolver um tumor. Inicialmente, alguns trabalhos científicos fizeram essa correlação porém não resistiram a uma análise estatística mais apurada.

Um novo estudo realizado na Suécia demonstrou que não existe relação direta entre traços da personalidade e o risco de câncer, bem como a influência desses aspectos psicológicos sobre hábitos e comportamentos, também não afeta a chance de alguém vir a sofrer da doença.

Ao estudar mais de 29 mil gêmeos, nascidos entre 1926 e 1958, e acompanhados por mais de vinte e cinco anos, os pesquisadores levantaram os dados que permitiram chegar a conclusão apresentada.

Atualmente existem vários tipos de câncer que têm suas causas definidas e conhecidas, permitindo atuação preventiva eficiente. Como ainda existem tipos de tumores para o qual não se conhece a causa ou mecanismo as especulações surgem e a possibilidade de que nossa mente possa determinar a ocorrência da doença algumas vezes é sugerida.

Como qualquer hipótese científica essa também deve ser avaliada e testada para ser confirmada ou descartada. O trabalho em questão mostra que pelo menos os traços da personalidade estudados, não guardam relação com o risco do aparecimento de tumores malignos.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também