Cientistas descobrem forma de "desarmar" vírus da Aids

Cientistas descobrem forma de "desarmar" vírus da Aids

Atualizado: Sexta-feira, 23 Setembro de 2011 as 8:37

Cientistas afirmam que encontraram uma maneira de fazer com que o sistema imunológico combata o vírus HIV, da Aids, de forma mais eficaz.

A nova técnica, desenvolvida conjuntamente por pesquisadores norte-americanos e europeus, torna o HIV incapaz de provocar danos no sistema de defesa com a remoção do colesterol presente na membrana que circula o vírus.

Quando a pessoa é infectada pelo HIV, normalmente a defesa natural do corpo é ativada.

Mas alguns cientistas acreditam que o HIV origina também uma super-reação das células chamadas pDC (sigla em inglês de células dendríticas plasmocitoides), responsáveis pelo reconhecimento do vírus e a produção de moléculas interferons, que ativam a defesa imunológica.

Esse esforço redobrado para combater o vírus tornaria o mecanismo de proteção enfraquecido.

Adriano Boasso, do Imperial College London, que coordenou o trabalho, contou que o vírus não pôde mais ativar as células pDC quando o colesterol foi removido.

Dessa forma, o corpo estaria livre para atacar o vírus de forma mais eficiente sem que fosse sobrecarregado.

Três outras universidades participam do estudo --de Milão, Johns Hopkins e Innsbruck--, e os pesquisadores creem que a descoberta possa levar ao desenvolvimento de uma vacina contra a doença, que causa a morte de 1,8 milhão de pessoas no mundo todo anualmente.

O artigo sobre a descoberta foi publicada na segunda-feira (19) na revista "Blood".

veja também