Cientistas descobrem segredo para manter peso após o regime

Cientistas descobrem segredo para manter peso após o regime

Atualizado: Quarta-feira, 13 Julho de 2011 as 9:13

A maneira como você pensa é fundamental para o sucesso do seu regime. Quem costuma fazer dieta sabe que tão difícil quanto se privar das delícias para perder peso é manter a silhueta conquistada após tanto sacrifício. Quer dizer: ficar livre do temido efeito sanfona.

Pelo menos essa é a conclusão a que chegaram os pesquisadores da USDA (o departamento de agricultura dos Estados Unidos), responsáveis por um estudo científico sobre as estratégias que ajudam as pessoas a manter o peso, além da dieta e da prática de exercícios físicos constante.

A pesquisa, que acaba de ser publicada pelo site gringo Fitsugar, contou com a participação de 926 pessoas que possuíam IMC (o Índice de Massa Corpórea, medida usada para determinar se um indivíduo está ou não obeso) a partir de 25, mas que perderam 10% do seu peso total.

Ao fim dos estudos, os cientistas descobriram que há dois segredinhos imprescindíveis para se manter em forma após terminar um regime. O primeiro é lembrar sempre por que razão você precisa controlar seu peso. O outro é se recompensar por se manter na linha (fazendo atividades físicas e comendo de forma equilibrada e saudável).

Quem seguiu essas estratégias, afirmam os cientistas americanos, tem mais chance de permanecer motivado depois de ter emagrecido.

Dicas preciosas

Saiba que as formas de se recompensar quando se está de regime e depois de já ter perdido peso são diferentes. Presentear-se com uma roupa mais justa ao afinar a silhueta é fácil. Mas o que fazer uma vez que a meta já foi atingida e você segue a vida normalmente? Uma dica é se permitir uma tarde preguiçosa em frente à TV após uma semana de malhação pesada na academia.

O mais importante, porém, é refrescar de vez em quando a sua memória sobre a necessidade de manter sempre uma alimentação controlada e fugir do sedentarismo de uma vez por todas.

Você não precisa ser duro consigo mesmo para que o ponteiro da balança continue no mesmo lugar. Mas também tente se lembrar das consequências para o seu corpo ao escolher seu cardápio. Principalmente se estiver rodeado de guloseimas.

fonte: R7

veja também