Cientistas identificam célula que pode originar câncer na próstata

Cientistas identificam célula que pode originar câncer na próstata

Atualizado: Quinta-feira, 29 Julho de 2010 as 8:30

Cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) divulgaram nesta qurta-feira (28) a identificação de um tipo de célula que pode ser responsável por iniciar o desenvolvimento de câncer de próstata em humanos.

Os pesquisadores norte-americanos acreditam que a origem do tumor esteja em células da glândula produtora da parte líquida do sêmen conhecidas como basais. São estruturas geram as células luminais, responsáveis pelo revestimento da próstata e secretoras de compostos usados pelo órgão.

Utilizando tecidos saudáveis da próstata por meio de biópsias, os especialistas separaram as células luminais das basais. Com o uso de vetores virais, genes alterados e conhecidos por geraram cânceres foram inseridos nas duas populações e colocados dentro do organismo de ratos.

"Ao pegar tecidos saudáveis e transformá-los em cancerígenos, nós podemos acompanhar o desenvolvimento da doença", explica Andrew Goldstein, graduando da universidade e primeiro autor do estudo.

Controvérsia

A discussão sobre a fonte do câncer de próstata é antiga. No ano passado, uma equipe do Centro Médico da Universidade Columbia descobriu novas células-tronco, nomeadas CARNs, associadas ao câncer de próstata.

"A ideia dominante é que o câncer de próstata é desenvolvido a partir das células luminais por conta de algumas características semelhantes notadas nos tumores", disse Owen Witte, diretor do departamento de pesquisas avançadas com células-tronco da UCLA.

O trabalho da equipe da universidade será divulgado nesta sexta-feira (30) na publicação Science, já revisado por autores anônimos, como é de praxe no meio científico.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também