Cinco causas 40esquisitas41 para a dor de cabeça

Cinco causas 40esquisitas41 para a dor de cabeça

Atualizado: Sexta-feira, 12 Fevereiro de 2010 as 12

No title Você, com certeza, poderia enumerar uma série de motivos que fazem sua cabeça explodir: o trânsito intenso, o estresse no trabalho, o barulho da TV. Mas às vezes aquela dorzinha chata aparece mesmo sem nenhum motivo. Essas "causas obscuras" intrigam a medicina e especialistas das diferentes áreas levantam algumas hipóteses empíricas, colhidas na prática de consultório, entre as reclamações mais freqüentes de seus pacientes. Descubra se algumas dessas razões podem estar por trás da sua dor de cabeça:

Hastes de óculos muito apertadas

De acordo com o neurologista Gustavo Feldmann, qualquer pressão excessiva na cabeça ou no pescoço pode deixar o local sensível à dor. O mesmo vale para tiaras, fivelas e elásticos que puxam demais o cabelo.

Perfume exagerado

Quem tem tendência à enxaqueca é mais sensível a cheiros e barulho. Por isso, se sua colega de trabalho abusa do perfume, isso pode, sim, piorar o seu quadro de dor de cabeça. Ou essências para casa. Tempero demais na comida também pode causar o mesmo efeito.

Choque visual

Algumas vezes sua vista não tem tempo de se acostumar à luz ambiente, quando você passa duas horas no cinema ou no shopping, por exemplo, e sai bruscamente para a luz solar. Para se prevenir, use óculos escuros.

Vida sexual superativa

O sexo aumenta a pressão sanguínea no corpo todo, incluindo a cabeça. Algumas mulheres reclamam de enxaqueca depois de chegar ao orgasmo. Nesse caso, consulte o seu médico, pois pode ser o caso de tomar alguma medicação para evitar o problema.

Exercício sem aquecimento Partir do estado de repouso para uma série de exercícios pesados pode ser outra causa de dor de cabeça. Exagerar na musculação e corrida também costuma trazer conseqüência para quem já tem predisposição à enxaqueca. Isso acontece porque os músculos do rosto produzem ácido lático (como os demais) e essa é aquela substância que deixa tudo dolorido no dia seguinte à malhação pesada.

Por Adriana Teixeira

veja também