Cinco delícias diet para comemorar o controle do diabetes

Cinco delícias diet para comemorar o controle do diabetes

Atualizado: Segunda-feira, 16 Novembro de 2009 as 12

Não precisa desanimar se a dieta de quem tem diabetes pede restrições ao açúcar. Quem adora encarnar o chef confeiteiro, pode criar delícias sem a presença deste vilão do cardápio dos diabéticos. Aprenda a fazer receitas doces (e diet) que prometem deixar a semana mais feliz e saborosa.

Bolo de Cacau

Calorias: 240 Kcal por porção

Ingredientes

Massa:

Meia xícara (chá) de margarina light 2 colheres (sopa) de cacau em pó 2 gemas 1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó meia xícara (chá) de leite desnatado 2 claras em neve firme Recheio e cobertura:

1 xícara (chá) de leite desnatado quente 40 envelopes ou colheres dosadoras de adoçante 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco 6 damascos secos picados Modo de preparo

1 - Unte e enfarinhe uma fôrma de bolo média.

2 - Pré-aqueça o forno em temperatura média (180o.C).

Massa:

3 - Bata a margarina, o cacau e as gemas até obter um creme. Junte a farinha, o fermento e o leite. Acrescente delicadamente as claras. Coloque na fôrma e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Deixe esfriar e desenforme. Reserve. Recheio e cobertura

4 - Misture o leite com 15 envelopes ou colheres dosadoras de adoçante. Corte o bolo ao meio e fure bem a superfície das duas metades com o garfo. Regue ambas com a mistura.

5 - Bata o creme de leite em ponto de chantili com o restante do adoçante e junte os damascos. Monte o bolo passando uma camada entre as duas metades. Cubra com a cobertura restante e decore a gosto.

Receita cedida por Finn

Gelatina diet de frutas vermelhas

Calorias: 118 Kcal por porção

Ingredientes

1 envelope de gelatina em pó sem sabor vermelha (12 g) meia xícara (chá) de água 100 g de polpa de morango 100 g de polpa de amora 1 xícara (chá) de ricota fresca amassada 15 envelopes ou colheres dosadoras de adoçante Calda de baunilha:

1 copo de iogurte desnatado 1 colher (chá) de essência de baunilha 4 envelopes ou colheres dosadoras de adoçante Modo de preparo:

1 - Amoleça a gelatina na água. Dissolva em banho-maria e reserve.

2 - Bata no liquidificador as polpas de morango e de amora com a ricota. Junte a gelatina reservada, o adoçante e bata novamente. Coloque em fôrmas individuais e leve à geladeira por 4 horas, no mínimo. Calda de baunilha

3 - Bata no liquidificador o iogurte com a baunilha e o adoçante. Reserve.

4 - Desenforme a gelatina e sirva com a calda reservada.

Receita cedida por Finn

Arroz doce

Calorias: 114 Kcal por porção

Ingredientes

1 xícara de chá de leite desnatado ½ xícara de chá de arroz cru (50g ) 1 copo grande de água 10 gotas de adoçante 2 ramas de canela em pau Cravo à gosto Canela em pó para polvilhar Modo de fazer:

Lave e escorra o arroz. Numa panela, coloque o arroz com água e cozinhe. Quando estiver meio cozido, junte o leite quente, a canela em ramas, o cravo e deixe que cozinhe, mexendo sempre. Ao tirar do fogo, misture o adoçante. Coloque em duas taças e polvilhe de canela.

Docinho crocante

Calorias: 53 kcal (unidade)

Ingredientes

1 e meia xícara (chá) de leite em pó desnatado meia xícara (chá) de água 1 colher (chá) de margarina light 2 colheres (sopa) de cacau em pó 1 colher (sopa) de amido de milho 16 envelopes ou colheres dosadoras de adoçante 150 g de castanha-de-caju picada Modo de preparo:

1 - Em uma panela coloque o leite em pó, a água, a margarina, o cacau, o amido de milho e leve ao fogo, mexendo até soltar do fundo da panela. Retire do fogo, junte o adoçante e 2 colheres (sopa) de castanha.

2 - Coloque em um prato e deixe esfriar. Com as mãos untadas ou ligeiramente molhadas, faça bolinhas e passe na castanha restante. Coloque em forminhas de papel.

Receita cedida por Finn  

Delícia de abacaxi com canela

Calorias: 276 kcal por porção

Ingredientes

Massa:

4 claras 4 gemas 4 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 colher (chá) de fermento em pó 1 colher (chá) de essência de baunilha Recheio:

300 g de abacaxi picado 4 envelopes ou colheres dosadoras de adoçante meia colher (chá) de canela em pó Creme 100 g de ricota fresca meia xícara (chá) de leite desnatado 16 envelopes ou colheres dosadoras de adoçante 1 colher (chá) de canela em pó 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco batido em chantili Modo de preparo:

1 - Unte e enfarinhe uma assadeira média.

2 - Pré-aqueça o forno em temperatura média (180o.C).

Massa

3 - Bata as claras em neve firme. Sem parar de bater, junte as gemas. Acrescente delicadamente a farinha, o fermento e a baunilha. Coloque na assadeira e leve ao forno por 20 minutos. Desenforme, deixe esfriar e corte em cubos pequenos. Reserve.

Recheio

4 -Em uma panela, leve ao fogo o abacaxi e cozinhe até secar. Retire do fogo, junte o adoçante, a canela e misture bem. Reserve.

Creme

5 -Passe a ricota na peneira e misture bem com o leite, o adoçante e a canela. Incorpore delicadamente o creme de leite.   

6 -Em uma travessa ou taça de vidro faça camadas alternadas de pedaços de massa, recheio e creme. Conserve na geladeira até servir.

Receita cedida por Finn  

veja também