Cirurgia guiada recupera o sorriso em algumas consultas

Cirurgia guiada recupera o sorriso em algumas consultas

Atualizado: Quarta-feira, 2 Julho de 2008 as 12

Hoje, só fica sem dente por muito tempo quem realmente quer! Essa frase resume a evolução dos tratamentos odontológicos. Com uma tomografia computadorizada e o auxílio de um "guia cirúrgico" (réplica da arcada dentária com demarcações de onde será feita a cirurgia), os dentistas implantondontistas conseguem recuperar o sorriso em apenas algumas consultas.

A diferença é que a técnica de cirurgia guiada coloca os componentes protéticos (parafuso ou cilindros de titânio inseridos dentro do osso) e o dente simultaneamente. O guia cirúrgico indica a posição e profundidade exata dos implantes, ou seja, permite a simultaneidade, devolve o sorriso ao paciente sem cortes na gengiva, sem pontos cirúrgicos e em alguns dias, em vez de meses como no tratamento de implante convencional. "É um tratamento que oferece um pós-operatório mais tranqüilo, com dor e inchaço bastante reduzidos", ressalta o dentista e implantondontista Dr. Sidnei Goldmann.

O primeiro procedimento da cirurgia é a tomografia computadorizada da boca que transfere os dados para o computador. Em seguida, um software específico lê as informações, reproduz em três dimensões toda a estrutura da boca ao cirurgião e após análise é gerada, com exatidão, uma réplica da arcada dentária do paciente. "É por isso que esse tratamento não tem corte e muito menos pontos cirúrgicos, ou seja, a réplica sai com demarcações exatas do local correto para furar o osso e fixar a prótese", comenta Goldmann.

O alto índice de previsibilidade proporcionado por esse tipo de cirurgia oferece ao paciente uma série de vantagens, praticamente sem sangramento, pós-operatório tranqüilo e um tempo de tratamento menor. "A cirurgia guiada é muito boa para o profissional de saúde bucal devido aos recursos. Porém, é excelente para o paciente que sofre menos e alcança o sorriso bonito em pouco tempo", explica o implantandontista Goldmann.

"O sorriso é o cartão de visita das pessoas e merece atenção. Agora, você vai poder voltar a sorrir em alguns dias", conclui Goldmann.

Contra-indicação

O tratamento não é recomendado para os pacientes que necessitam de reconstruções ósseas. Nestes casos, deve-se realizar enxertos ósseos primeiro.

*Imagem ilustrativa.

Postado por: Claudia Moraes

veja também