MENU

Saúde

Cirurgia inédita pouco invasiva reconstrói uretra em SP

Cirurgia inédita pouco invasiva reconstrói uretra em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:33

O Centro de Referência da Saúde do Homem fez a primeira cirurgia de urgência que utiliza procedimento pouco invasivo em reconstrução da uretra --canal condutor da urina-- em São Paulo.

Com uma pequena incisão de cerca de 1 cm abaixo do umbigo do paciente, a equipe médica do centro reconstruiu a uretra em cirurgia de 40 minutos.

O paciente que passou pelo procedimento rompeu a uretra após cair de uma escada.

Com a ajuda de um endoscópico flexível, os médicos conseguiram "navegar" por dentro da bexiga do doente até chegar ao canal rompido e realinhá-lo. Eles acompanharam o procedimento por um monitor de vídeo.

Na cirurgia convencional, conhecida como "aberta", o paciente recebe cortes no abdômen e permanece em repouso por, no mínimo, 30 dias. Além disso, é necessário o uso de sonda por três meses, o que faz crescer o risco de infecções.

O método utilizado no Centro do Homem diminui pela metade o desconforto pós-operatório e o tempo de utilização do dreno para urinar. Além disso, a pessoa operada volta à vida profissional mais rápido.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições