MENU

Saúde

Clima frio aumenta procura por exames diagnósticos das vias respiratórias em 50% na média

Segundo a Fundação IDI, maior provedora de exames de diagnóstico por imagem da rede pública de saúde, Raio-X de tórax PA (costas) e PA e Perfil, além dos seios da face são os mais solicitados no período para o diagnóstico de doenças como sinusite, pneumonia, entre outras

Fonte: Guiame, com informações de Assessoria TargestAtualizado: terça-feira, 4 de agosto de 2015 19:18
Resfriado
Resfriado

Outono e inverno são estações do ano consideradas por muitos como mais aconchegantes e elegantes, por conta do clima mais frio. Mas é justamente esse clima que torna propícia a manifestação e proliferação de doenças sazonais como rinite, sinusite, gripes e resfriados, alergias, bronquite, asma, pneumonia, entre outras que afetam diretamente as vias respiratórias.

homem resfriadoUm levantamento feito pela Fundação IDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem), que atua há mais de dez anos na saúde pública e é a maior provedora de exames de imagens do SUS, aponta uma média de 50% de aumento na realização de exames das vias respiratórias, entre fevereiro/2015 (média de 28 mil exames) e março/2015 (média de 42 mil exames), que caracteriza a chegada de temperaturas mais frias. Os três exames mais solicitados são os de Raios-X de seios da face, tórax PA (costas) e PA e Perfil.

“Esses tipos de exames têm papel fundamental na detecção de problemas sazonais, pois são feitos justamente para verificar as vias respiratórias, os locais de maior evidência da ação dos vírus ou bactérias”, explica a Dra. Sandra Aparecida Tardochi de Melo, médica do trabalho e coordenadora de saúde corporativa da Fundação IDI.
Outro fator fundamental em qualquer caso clínico é a agilidade. Os laudos emitidos pela Fundação IDI são realizados em até 4 horas. Em casos emergenciais, o resultado é priorizado e pode ficar pronto em até 1 hora. “A rapidez é fundamental para combater qualquer tipo de doença. No caso das sazonais a detecção precoce pode frear também a possível transmissão de alguma doença”, ressalta Dra. Sandra.

Dicas de Prevenção

Para atenuar a manifestação dessas doenças algumas dicas, como as listadas abaixo, podem auxiliar:

· Procurar manter as mãos sempre bem limpas e higienizadas, pois são canais de transmissão de doenças.
· Evitar ambientes fechados e poluídos.
· Beber bastante água. Em média é recomendada a ingestão diária de cerca de 2 litros.
· Manter alimentação rica em frutas e vegetais.
· Evitar compartilhar utensílios como copos e talheres.
· Evitar contato com produtos que podem desencadear uma reação alérgica como tintas, perfumes, alvejantes, além de mofo, poeira entre outros fatores.
· Sempre que possível se proteger das mudanças repentinas de temperatura.
· Não fumar e evitar inalar a fumaça emitida por fumantes.
· Praticar atividade física regularmente mantendo uma vida saudável.
· Seguir sempre a orientação de seu médico, principalmente em casos de uso de medicação.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições