Clima traz desconforto aos usuários de lente de contato

Clima traz desconforto aos usuários de lente de contato

Atualizado: Terça-feira, 6 Novembro de 2012 as 1:35

 

 

O clima mais seco e a variação de temperatura trazem uma lista de recomendações para a população sobre saúde e bem estar. Problemas respiratórios, desidratação e desconforto para quem usa lente de contato. Para evitar contaminação e problemas maiores, usuários de lente devem realizar procedimentos fundamentais para não trazer danos à visão.

Em primeiro lugar deve-se lembrar que lentes de contato devem, necessariamente, serem indicadas e adaptadas por um médico oftalmologista. Após a indicação adequada, no dia a da as lentes de contato devem ser bem higienizadas e conservadas em soluções próprias.

O alerta é da médica Tania Schaefer, da Clínica Schaefer de Curitiba, lembrando que o descuido com a manutenção e conservação das lentes pode provocar processos alérgicos, infecções e até mesmo a perda da visão por úlceras de córnea. "Existe uma bactéria encontrada facilmente em ambientes poluídos, chamada Pseudomonas aeruginosas, que pode determinar uma úlcera de córnea, com perda do olho, em apenas 24 horas", explica a médica.

Por isso tenha cuidado ao comprar lentes de contato sem necessidade, como coloridas e com desenhos, podem trazer danos à visão. "Há casos de pessoas que chegam relatando desconforto com o uso de lentes, irritação, olho vermelho e muitas vezes a pessoa tem pouca informação sobre a maneira correta de uso", aponta Tania Schaefer.

 

Veja alguns cuidados essenciais

- Lavar as mãos antes de tocar as lentes: a higiene das mãos é um mecanismo de prevenção e de saúde, não apenas para os olhos. É nas mãos que se encontram organismos infectantes, que podem determinar infecções severas.

- Soro fisiológico não é indicado para guardar as lentes, pois pode ser um veículo de contaminação para as lentes de contato. É uma solução que não tem conservante e que por estar armazenado de maneira correta. A exceção sãos os pacientes alérgicos, que torna necessário o uso de soro fisiológico para remover a solução desinfetante, envasado em ampolas de uso único, sem armazenamento.

- É recomendado friccionar as lentes para tirar sujeiras. Há algumas soluções que recomendam não friccionar, mas trabalhos científicos demonstram que a fricção determina a despolarização das cargas elétricas dos resíduos que estão sobre a lente, determinando a sua remoção.

- Atualmente existem soluções específicas para limpeza e conservação de lentes de contato e cabe ao médico oftalmologista indicar a mais adequada para cada caso.

 

Com informações de NCA comunicações

 

veja também