Clínicas particulares recebem vacina contra a gripe suína até o fim da semana

Clínicas particulares recebem vacina contra a gripe suína até o fim da semana

Atualizado: Segunda-feira, 12 Abril de 2010 as 12

Clínicas particulares devem receber até o fim desta semana as vacinas contra a gripe suína --a gripe H1N1--, segundo o laboratório Solvay Pharma, único autorizado a disponibilizar sua vacina na rede privada. Apesar disso, ainda não existe uma data para o início da vacinação nessas instituições.

A assessoria do laboratório Solvay Pharma, fabricante que pertence à Abbott, afirmou que o processo de distribuição começou na semana passada e deve ser concluido até o fim desta semana.

De acordo com a Anvisa, a vacina que será disponibilizada pelo laboratório é diferente da fornecida pelo Ministério da Saúde na campanha nacional. A dose adotada pelo governo é a monovalente --protege apenas contra a gripe suína--, enquanto as clínicas terão doses trivalentes, que imunizam também contra dois vírus da gripe comum.

Essa proteção mais abrangente é uma das vantagens da vacina tríplice apontada por Novartis e Sanofi, que têm esperam autorização da Anvisa para também vender seus produtos. Segundo o ministério, a monovalente era a disponível no mercado em outubro, quando iniciou a compra das doses.

A Solvay Pharma afirmou nesta segunda que a data de início das vacinações vai acontecer de acordo com os critérios de cada clínica. Já o valor cobrado pela dose deve ficar em torno dos R$ 80, que corresponde ao valor máximo do medicamento determinado pela Anvisa (R$ 44,11 ou pouco menos, dependendo do ICMS do Estado) e do serviços cobrado pela clínica pela aplicação, conservação do produto, armazenamento etc.

Para a infectologista da Unifesp Nancy Bellei, a dose pode ser importante para crianças maiores de dois anos e adolescentes --não incluídos na campanha. Segundo ela, a incidência da doença foi alta nesse grupo em 2009 (16% dos casos).

Pessoas que costumam ficar bastante tempo em locais fechados com aglomerações --no metrô, por exemplo-- também deveriam se vacinar, diz ela.

Campanha

Atualmente estão sendo imunizados contra a gripe suína doentes crônicos, as gestantes, os adultos com idades entre 20 e 29 anos e crianças com idades entre seis meses e menores de dois anos.

Após o encerramento dessas etapas, receberão a vacina idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas, entre 24 de abril a 7 de maio. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum. No período de 10 a 21 de maio, serão imunizados adultos de 30 a 39 anos.

A vacinação de grupos prioritários segue parâmetros da OMS (Organização Mundial da Saúde), que recomenda a imunização de trabalhadores de serviços de saúde, indígenas, além de gestantes e pessoas com doenças crônicas.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também