Coalhada é opção rica em cálcio na dieta das crianças

Coalhada é opção rica em cálcio na dieta das crianças

Atualizado: Terça-feira, 12 Fevereiro de 2008 as 12

Alimentar bem as crianças não é uma tarefa fácil. Quando se fala em uma refeição saudável, a culinária árabe possui diversos pratos que se tornam aliados para agradar os pequeninos. Um deles é a coalhada.

A coalhada nada mais é do que o leite fermentado, bem semelhante ao iogurte. No processo de fermentação, a gordura, os minerais e as vitaminas são preservados, mas a lactose, açúcar do leite, é reduzida, melhorando sua digestão. A Coalhada Seca é obtida a partir da redução do soro da Coalhada Fresca.

Um copo de Coalhada Fresca ou três colheres de sopa de Coalhada Seca têm boa parte dos nutrientes necessários para a alimentação das crianças: possuem 260 calorias, 4g de proteínas e 490mg de cálcio. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a dieta de cada pequenino deve ter em média 2.000 calorias, 50g de proteínas e 1g de cálcio.

No dia-a-dia, a Coalhada Fresca pode substituir o leite em todas as vitaminas com frutas e em algumas receitas de bolos e massas. Já a outra versão árabe da coalhada, a Seca, também pode fazer parte da alimentação infantil como substituta do requeijão ou cream cheese.

veja também