Cochilar à tarde faz você aprender mais

Cochilar à tarde faz você aprender mais

Atualizado: Terça-feira, 27 Abril de 2010 as 12

Um estudo realizado por cientistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, indica que cochilar à tarde pode melhorar o desempenho intelectual do ser humano.

Dois grupos de adultos jovens foram submetidos a exercícios de aprendizagem com o objetivo de estimular o hipocampo, região do cérebro que atua no armazenamento de memórias. Os resultados de ambos foram equivalentes ao meio-dia. Às 14h, uma das turmas foi submetida a um período de sono médio de 90 minutos, enquanto a outra ficou acordada. Às 18h, todos foram submetidos a uma nova bateria de exercícios.

O grupo que ficou desperto teve rendimento pior em relação à rodada anterior, enquanto que aqueles que cochilaram não apenas foram melhores, como apresentaram ganhos na capacidade de aprendizagem. Segundo os pesquisadores, uma noite sem sono derrubaria a capacidade de armazenar novas informações em cerca de 40%. Os resultados reforçam a hipótese de que o sono é necessário para "limpar" a memória de curto prazo, de modo a liberar espaço para novas informações.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também