Cogumelos alucinógenos melhoram ansiedade

Cogumelos alucinógenos melhoram ansiedade

Atualizado: Quinta-feira, 9 Setembro de 2010 as 1:50

Pesquisadores americanos provaram que uma substância encontrada em cogumelos alucinógenos é capaz de melhorar o nível de humor e reduzir a ansiedade de pacientes que possuem câncer avançado.

Os cientistas, da Universidade da Califórnia, acompanharam doze pacientes com idades entre 36 e 58 anos. Todos eles tinham câncer em estágio avançado e alguns distúrbios psiquiátricos, como ansiedade. Eles foram testados em duas situações: em uma, receberam placebo (produto com uma substância “de mentira”, sem efeito), e, na outra, receberam uma dose moderada de psilocibina.

A psilocibina é uma substância encontrada em alguns cogumelos conhecidos como alucinógenos, mágicos ou psicodélicos. Ela ficou bastante conhecida na década de 60, quando seu consumo ficou associado ao movimento hippie.

Após receberem as doses, os voluntários eram monitorados nas seis horas seguintes: eles ficavam deitados na cama, usavam máscaras para dormir e ouviam música. Em seguida, eles eram entrevistados.

Depois de seis meses de acompanhamento, os cientistas perceberam significativas melhorias no humor e nos níveis de ansiedade.

Segundo Charles S. Grob, professor de Psiquiatria e principal autor do estudo, os voluntários pesquisados são pacientes que não respondiam muito bem aos tratamentos tradicionais. Isso só motiva o andamento de novos estudos.

- O estudo prova que o uso desse alucinógeno é seguro. Mais pesquisas devem ser feitas para determinar os benefícios [dos alucinógenos].

Por muitos anos, as pesquisas com esses alucinógenos eram proibidas. Os primeiros testes começaram na década de 50, mas foram interrompidos na década de 70. Esse é o primeiro estudo sobre o assunto dos últimos 35 anos.

- Nós recuperamos as pesquisas e, com supervisão do governo, provamos que esse é um campo de estudo com grandes promessas para aliviar ansiedade e outros sintomas psiquiátricos.

fonte: R7

Postado por: Juliana Melo

veja também