Colesterol bom pode fazer mal a saúde

Colesterol bom pode fazer mal a saúde

Atualizado: Sexta-feira, 7 Fevereiro de 2014 as 12

Para evitar o o coleterol ruim, o LDL, nas altiras, precisamos seguir uma alimentação saudável, previnindo-se contra doenças  e entupimento das artérias. o HDL, chamado de colesterol bom, que retira o excesso de colesterol dos tecidos e diminui a formação das placas de gordura. Segundo uma uma pesquisa do centro médico e acadêmico Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, mostrou que, apesar de positivo, o HDL não é tão bom assim e pode trazer malefícios à saúde.

colesterolDe acordo com a pesquisa, em alguns casos o HDL pode perder seu fator protetor e desencadear inflamações e até entupimento de artérias, efeitos similares aos do LDL.
 
Processo do colesterol alto
 
Isso acontece quando uma das proteínas presentes no HDL se oxida, invertendo o papel do colesterol bom, que passa a  contribuir para o desenvolvimento da doença arterial coronariana. “No HDL existem partes diferentes e, provavelmente, estaríamos elevando todas genericamente ou uma porção não eficaz”, explica o médico Carlos Scherr, do Instituto Nacional de Cardiologia (INC).
 
Segundo o médico, seria preciso criar medicamentos que identificassem as boas propriedades e as elevassem, o que ainda não é possível. O médico diz ainda que a qualidade do HDL é mais importante que a quantidade, mas que os resultados de exames continuam sendo mais satisfatórios quando a pessoa naturalmente tem esse colesterol em bom nível no corpo. “As pesquisas em relação ao HDL começaram a ser feitas, inclusive, porque foi observado que quem nasce com o bom colesterol alto tem menos chance de apresentar doença coronariana”, afirma.
 
Outras pesquisas estão sendo feitas buscando descobrir não só medicamentos para evitar essa oxidação, mas também a descoberta de fatores que levam a proteína a se oxidar.
 
 
COm informações de: Bolsa de Mulher

veja também