Coluna Dr. Pedro Xavier - Gorduras trans e radicais livres podem gerar problemas na visão

Coluna Dr. Pedro Xavier - Gorduras trans e radicais livres podem gerar problemas na visão

Atualizado: Terça-feira, 19 Fevereiro de 2008 as 12

 

Gorduras trans e radicais livres podem gerar problemas na visão

 

A Degeneração de Retina, que leva à perda de visão, pode ser  prevenida com hábitos alimentares saudáveis

Reconhecidos mundialmente como inimigos da beleza, da boa forma e da saúde, antigos vilões como as gorduras trans e os radicais livres podem causar danos a uma outra função importantíssima do corpo humano: a visão.

Isso acontece porque os radicais livres vão se acumulando nas células da retina podendo, com o tempo, até provocar a sua morte. Esse processo é conhecido como degeneração da retina. O envelhecimento precoce da retina pode ser desencadeado pelo consumo excessivo de gorduras poli-saturadas, presentes nas frituras; e de gorduras trans, comuns em alimentos industrializados como bolachas, biscoitos e congelados.

Doença gravíssima que pode levar à cegueira da visão central, a Degeneração da Retina pode ser prevenida pelo controle do envelhecimento do organismo. Medidas saudáveis como praticar exercícios físicos, não fumar, não ingerir gorduras poli-saturadas e gorduras trans, além de controlar os níveis de colesterol sangüíneo, glicemia e pressão arterial também podem se refletir na manutenção da boa visão.

Exatamente como acontece com as doenças do coração, a obesidade também constitui fator de risco para a Degeneração de Retina. Salvo raras exceções, as pessoas obesas possuem pressão arterial mais alta, níveis de colesterol elevados e costumam se alimentar erradamente, com alta ingestão de gorduras. Todos estes são fatores agravantes para a doença.

A ingestão correta de alimentos como frutas, verduras, carnes magras e azeites virgens proporciona melhor funcionamento das células e menor formação do "lixo" celular, os radicais livres, que são os causadores da degeneração das células. O metabolismo das células da retina é muito intenso e complexo, pois produz a visão. A ingestão de alimentos com alto teor de vitamina A, B e C é de extrema valia, assim como aminoácidos como luteína e riboflavina. Frutas, cenoura e brócolis são ricos nestas substâncias.

O primeiro sinal da Degeneração da Retina é a perda da visão de detalhes. Quando a doença já está instalada a Terapia Fotodinâmica, injeção intra-ocular de substâncias inibidoras da proliferação de vasos sangüíneos, corticosteróides de longa duração ou cirurgia são os tratamentos mais indicados na maioria dos casos.

Pedro Xavier é médico oftalmologista do corpo clínico do HOSP (Hospital de Olhos de São Paulo) e fellow do Hospital das Clínicas. 

 

veja também