Comer à noite faz mal?

Comer à noite faz mal?

Atualizado: Segunda-feira, 22 Agosto de 2011 as 8:59

  Contas para pagar, filhos, preocupações, estresse. Com um ritmo de vida cada vez mais intenso, é difícil termos tempo para relaxar. Normalmente, aproveitamos a noite para marcar encontro com os amigos, cuidar de nossos afazeres pessoais e comer bem. Mas será que esse hábito gastronômico durante a noite pode fazer mal?

De acordo com um estudo realizado com macacos pela Oregon Health & Science University, nos Estados Unidos, não foi encontrada nenhuma ligação entre o horário em que se alimentavam e o ganho de peso. Nigel Bengy, da British Dietetic Association, revelou, em entrevista à BBC, que as calorias dos alimentos sempre serão calorias, ou seja, não sofrerão nenhum tipo de alteração com relação ao horário. Para ele se trata de um mito, pois o corpo não reconhece qual é a hora do dia quando recebe alimentos.

No entanto, a nutricionista Maria Baklili, do Rio Grande do Sul, diz que o melhor é limitar a ingestão de calorias durante a noite. “O excesso de nutrientes pode ser armazenado pelo corpo sob a forma de gordura”, afirma. Segundo Maria, isso se deve ao fato de que à noite nós não gastamos a mesma quantidade de calorias que durante o dia. “O corpo continua funcionando. O coração bate, o sangue se move, mas o gasto calórico não é igual”.

Maria explica ainda que para ter um sono mais tranqüilo, deve-se optar por refeições leves, com fontes saudáveis de proteínas, como tofu, alimentos à base de soja, ou até mesmo cereais. “Sopas e saladas também   alimentam e não pesam no estômago durante o sono”, diz.

veja também